O melhor comunicador é aquele que sabe ouvir. Quem escuta atentamente é capaz de entender as necessidades alheias e, de quebra, absorve novas informações, o que não acontece quando apenas falamos.

Você é um bom ouvinte?

Ninguém consegue estar atento o tempo todo, mas existem melhores e piores ouvintes. Não conseguir se concentrar na fala do outro, interromper ou desviar o assunto frequentemente são hábitos de quem não sabe ouvir bem.
Se você identificou em si alguma dessas características e não gostou da ideia de ser mau ouvinte, mude o seu comportamento.
Durante toda a nossa vida, aperfeiçoamos a fala, a escrita e a leitura. O “saber ouvir” recebe menos atenção, mas também pode ser treinado. Começa com o reconhecimento de que você precisa escutar mais atentamente; depois é colocar em prática. Como? Interessando-se pelo outro e se observando.
Experimente e perceba que o sucesso dos relacionamentos (pessoais e profissionais) também está intimamente ligado à forma como você ouve e, consequentemente, valoriza as outras pessoas.

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