É crescente a presença da mulher nos ambientes de negócios, principalmente da última década para cá. Mas a relação ainda é bastante desigual. Os salários, por exemplo, são em média 24% menores que os dos homens nas mesmas funções.

Para não serem taxadas de frágeis e inseguras num primeiro mal entendido, profissionais do sexo feminino têm que tomar alguns cuidados extras. É preciso agir de forma firme, mas não masculinizada.
O caminho é ser assertiva, também com o corpo.

Aperto de mão

Prefira adotar esse cumprimento nos negócios. Aperte firmemente a mão do interlocutor, usando a mesma pressão que você recebe. É importante que as duas palmas fiquem na posição vertical – nem para cima, nem para baixo.
Não é queda de braço. Se alguém esmagar a sua mão, diga à pessoa que ela não precisa exagerar na força.

Sorriso

Quem sorri mais, vende mais e vive melhor. Mas sorrir demais não é legal. Segundo pesquisas, a mulher que vive sorrindo é interpretada como subalterna. Portanto, sorria com moderação nos ambientes de negócios; de preferência, na mesma intensidade de seu interlocutor.

Cara de séria

Profissionais que ouvem com uma expressão séria são descritas como inteligentes e perspicazes.

Braços cruzados

É melhor descruzá-los. Você pode achar a posição confortável, mas os outros podem julgar você inacessível ou desinteressada.

Tocar o rosto

Cuidado ao tocar o nariz e a boca enquanto fala. Os gestos podem ser interpretados como informação incerta ou mentirosa.

Pés inquietos

Além de incomodar quem está perto, indica que a pessoa pode estar ansiosa, insegura ou mentindo.

Pernas cruzadas

Procure apenas deixar as pernas próximas. Quando cruzadas, elas indicam posição defensiva e inibem o seu interlocutor.
Pernas cruzadas e à mostra são bem vistas em situações sociais, não nos negócios.

Trançar tornozelos

Indica dúvida ou medo.

Cabeça erguida

Não fale com a cabeça baixa, inclinada para o lado ou com o pescoço encolhido. A cabeça erguida passa a ideia de neutralidade e de segurança.

Maquiagem

Sem exageros, promove a imagem de autoconfiança da mulher.

Batom neutro
Tons escuros, como o vermelho, induzem à sensualidade. Tons neutros e pastéis são vistos como elegantes e apropriados ao ambiente profissional.

Bolsas e pastas

Não ande com bolsa e pasta ou duas bolsas ao mesmo tempo. Evite também deixá-las muito cheias. Andar sempre com muita coisa passa a impressão de que você é desorganizada e leva trabalho para casa.

Posicione-se bem

Numa conversa, evite ficar de frente para o interlocutor para não criar um ambiente combativo. Prefira se posicionar meio de lado, a 45 graus.

Diferença de altura

Se você for baixinha, tente deixar a pessoa sentada enquanto você, em pé, apresenta a ideia. Ou deixe a sua cadeira mais alta que a do interlocutor.

Fonte: Desvendando os segredos da Linguagem Corporal. Allan e Barbara Pease.

Anúncios