Reunião importante marcada. Material de apresentação pronto. E agora, o que fazer para conseguir deixar uma impressão positiva num encontro de negócios?

É comum que as pessoas se preocupem muito em preparar um conteúdo rico, treinar a apresentação, revisar os materiais impressos…

De fato, isso é importantíssimo. Mas há detalhes que fazem muita diferença. São o ‘quê a mais’ que deixam o cliente/grupo/chefe mais interessado na sua proposta.

1. Seja assertivo já num contato anterior por email ou telefone.
Expresse a importância da oportunidade, mas não adote uma postura submissa.

2. Tente levantar informações sobre o cliente
Desde afinidades a atualidades sobre o setor de interesse. É muito importante ter sobre o que falar.

3. Escolha roupas adequadas ao local, horário e tipo de cliente
Tenha sempre em mente o equilíbrio. Procure não estar mais ou menos arrumado que seu interlocutor.

4. Reconheça o ambiente
Chegue um pouquinho antes em caso de reunião externa e use o tempo para se ambientar ao espaço, ruídos, iluminação, pessoas…

5. Ouça atentamente
Preste atenção. Não apenas aguarde a sua vez de falar.

6. Anote mentalmente os pontos de convergência
Enquanto a pessoa fala, fique atento àquilo que possa valer um comentário.

7. Mostre interesse pela empresa
Uma empresa é como um filho para a maioria das pessoas. Empresários gostam de ter a obra elogiada.

8. Abra-se a um novo contato
Deixe claro que a relação não termina por ali. Use frases que indiquem continuidade.

9. Follow up
Reforce a satisfação do encontro, mandando um email cordial, por exemplo. Mas seja sempre assertivo.

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