Se você costuma se sentir inseguro antes de entregar um projeto, dar uma resposta e até mesmo comprar um sapato – ou se conhece alguém assim –, este post é para você.

Por que será que sentimos tanta insegurança a ponto de até preferirmos deixar de fazer determinadas coisas?
A resposta a essa pergunta pode variar bastante, mas a solução é quase universal: saber quem é você.

Pessoas que costumam ser muito negativas ou entusiasmadas demais em relação à própria performance geralmente não conseguem se avaliar de forma realista.

Quem nunca conheceu alguém cheio de êxitos, mas que sempre disse que não conseguiria daquela vez? Ou então aquele que sai cantando vitória, mas nunca atinge o objetivo…

Essas são defesas de quem se conhece tão pouco que morre de medo do que os outros possam pensar sobre os seus resultados. Nos dois casos acima, os comportamentos criam expectativas falsas. E isso é muito estressante para quem vive essa insegurança e para quem está à sua volta, que nunca sabe exatamente como reagir.

Se você se identificou, aproveite o incômodo para mergulhar em si. Busque reconhecer e entender as suas emoções e o efeito delas sobre as outras pessoas. Ria de si mesmo, arrisque-se mais, assuma suas imperfeições e suas responsabilidades.
Conheça-se e confie mais em você.

Anúncios