No último post, falamos sobre a superação de problemas no trabalho e a possibilidade de trocar de emprego, caso a motivação ou clima na empresa tenha acabado.
E se a realização profissional estiver em outra carreira?

Acredite, esse questionamento é muito comum e não está diretamente ligado ao insucesso no trabalho. Tem muita gente que chega infeliz ao topo. Isso porque grande parte das pessoas não tem coragem de se arriscar a trilhar um novo caminho.

Saber aonde ir não é tão fácil. Mas permanecer insatisfeito é mais difícil ainda. Então, busque a realização, mas não seja afobado.

1. Autoconhecimento
Antes de qualquer ação, você precisa conhecer o seu perfil profissional, jogar luz nos seus talentos, naquilo que você faz bem, e principalmente identificar as atividades que lhe dão satisfação.

2. Controle da ansiedade
Esse processo pode ser demorado e, às vezes, dolorido. Sair da zona de conforto é se expor. Uma forma de se manter focado é traçar uma meta, como: quero ter uma empresa em tantos meses; me vejo de tal forma daqui a uma ano…

3. Planejamento financeiro
As contas não param de chegar porque você quer mudar de vida. Antes de deixar o emprego, tenha uma reserva de dinheiro suficiente para mantê-lo por alguns meses. A insegurança financeira é o que pode levá-lo a agarrar qualquer oportunidade ‘meia-boca’ durante o processo.

4. Liste as possibilidades
O amigo Tadeu levantou na semana passada a ideia de listar as vantagens e desvantagens de um emprego. Essa estratégia também pode ser útil para a mudança ou adequação de carreira. Enumere suas as possibilidades de atuação, suas competências e dê destaque às suas áreas preferidas.

5. Levante informações e conheça pessoas
Cuidado para não idealizar uma carreira sem conhecê-la direito. Converse com profissionais da área, tire suas dúvidas e aproveite para fazer networking. Neste momento, é importante diversificar a sua rede de contatos.

6. Peça ajuda
É muito provável que seu horizonte fique meio nebuloso. Não se desespere! Procure pessoas que já passaram por um processo semelhante ou o suporte profissional de um Coach, que o ajuda no ‘saber o que fazer’ e ‘por onde começar’.

Vale repetir que a mudança não é fácil. Mas a sensação de tomar as rédeas da própria vida é sempre revigorante.
Pode ser que você não tenha as repostas logo de cara, nem saiba exatamente aonde vai chegar.
O importante é simplesmente reconhecer que desta vez está no caminho certo.

Anúncios