7 passos para melhorar o relacionamento com sua equipe
“Errar é humano. Botar a culpa nos outros também”. Millôr Fernandes

Ouço com muita frequência de clientes, colegas e altos executivos que gerenciar processos é fácil. O problema é gerenciar pessoas. Sem dúvidas, esse é o maior desafio para quem quer se manter no comando.

Onde há gente, há conflito iminente. Para apaziguar a situação e não deixar que o clima fique pesado e prejudique a sua equipe e, consequentemente, toda a organização, é preciso ter em mente algumas premissas.

Autoliderança
Para liderar os outros é preciso ter uma boa carga de autoconhecimento e autocontrole. Só há lugar equilibrado quando há pessoas equilibradas. Comece por você.

Interesse pelo outro
Dar bom dia, deixar a porta da sala aberta, ter interesse sobre o bem estar das pessoas ao seu redor, estar disponível para solucionar algum problema… São atitudes simples que dão leveza ao ambiente.

Adaptar a comunicação
Quanto mais você adequar a sua comunicação à do seu interlocutor, mais eficaz será a sua mensagem.
Esse assunto é tão valioso que vale o post da semana que vem.

Valorizar a diversidade
Diversidade é bom; desigualdade, não.
A heterogeneidade gera criatividade e é elemento chave das equipes de alta performance. A administração de diferentes, no entanto, deve ser mais cuidadosa. A comunicação tem que ser adequada a cada pessoa. O respeito, no entanto, deve ser igual a todos. Eleger favoritos pode destruir uma equipe.

Transparência
Quando as informações não circulam, outras versões são criadas. Para evitar a ‘rádio peão’ – que gera intrigas e afasta as pessoas –, estimule a comunicação clara e direta.

Feedback
É importante ressaltar que feedback não é dar bronca. Se aplicado de forma adequada, pode ser um excelente instrumento de desenvolvimento e motivação.

Ouvir e perceber
Quase sempre, as respostas para os conflitos estão no ar. Basta apurar a percepção para identificá-las. Cultive o hábito de conversar abertamente com a sua equipe. Isso ajuda a identificar potenciais problemas antes que eles aconteçam.

Anúncios