O que é coaching

Uma ponte entre você e sua realização

Antes acessível apenas a altos executivos, os processos de coaching vêm se popularizando e caindo nas graças de empreendedores a funcionários. Os motivos são os rápidos resultados conquistados, geralmente relacionados à melhora da performance e à busca de realização.

Diferente da psicoterapia, o coaching trabalha com foco nas metas que o cliente deseja alcançar – e o ajuda, inclusive, a definir essas metas. É um processo rápido, com começo, meio e fim. A duração varia de acordo com os objetivos, mas a média é de 10 sessões de 1h30 cada.

O coaching, de início, pode causar um estranhamento, principalmente devido à rapidez do processo. O apresentador de TV Marcelo Tas quebrou essa ideia: “Eu tinha um certo preconceito com relação ao coaching, uma impressão que era coisa para executivo ou de auto-ajuda, na linha ‘leia este livro e fique inteligente’. Mas o coaching me ajudou a organizar a mente, a usar minhas ferramentas mentais para resolver algo difícil”.

O processo geralmente começa com a organização das tais ferramentas citadas por Tas, ou seja, o levantamento de expectativas, talentos, habilidades, sonhos, crenças e assim por diante. Então, o próprio cliente dá o tom das sessões, define – com a ajuda de métodos, exercícios e do próprio diálogo com o coach – quais são os passos para chegar aonde deseja e concentra as suas energias nisso.

Pouco depois de assumir a presidência do Google, onde permaneceu por 10 anos, o ex-CEO Eric Schmidt recebeu o conselho que ele classifica como um dos mais importantes: “Você precisa de um coach”. Hoje, ele é categórico: “Todo mundo precisa de um coach”. Para Schmidt, “uma coisa em que as pessoas nunca são boas é olhar para elas como os outros as enxergam. Um coach realmente ajuda”.

Reportagem Aline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s